Juízo Final Blog

Nobel de Economia acredita que fim da crise está longe

Posted in Crise by Blog Juízo Final on 27/12/2008

krugmanquestion23202401O economista Paul Krugman, último premiado com o Nobel de Economia, crê que o final da atual crise econômica ainda está distante. Ele considera provável o aparecimento de novos escândalos financeiros, como o caso Madoff, e na continuação da nacionalização de bancos, como ocorreu nos Estados Unidos. As informações são do El País.

“A crise está pior do que se pensava. Pensei que íamos ter problemas com a queda do mercado imobiliário, mas a dimensão que ela ganhou foi uma grande surpresa”, afirmou Krugman que acredita que algumas melhoras possam ocorrer. “Talvez no final de 2009, mas é muito difícil saber quando alcançaremos uma recuperação plena”.

Além disso, o Nobel considera provável que novos escândalos como o Madoff venham à tona. “É quase certo que veremos mais situações deste tipo, porque quando a casa cai, logo encontramos os esqueletos no armário”, disse ele.

Por outro lado, Krugman tem descrito como necessária a decisão do U.S. Federal Reserve de cortar as taxas de juros a praticamente zero, uma vez que acredita que “a melhor maneira de evitar uma crise deste tipo é responder com certa agressividade com antecedência”.

Não será fácil para Obama

Quanto ao futuro próximo dos Estados Unidos, que traz a chegada de Obama à Casa Branca em 20 de janeiro, o economista manifestou preocupação com a velocidade da implantação do pacote de medidas, divulgado pelo presidente eleito, para reativar o mercado e criar postos de trabalho.

Krugman acredita que “é muito difícil implementar um programa deste tipo em menos de seis meses”, e aposta que a medida deverá demorar pelo menos um ano.

O economista considera também que a administração Bush não tem ajudado muito na resolução dos problemas. Apesar de afirmar que o atual presidente não causou a crise, reconhece que ele não ajudou a evitá-la e que seu governo impediu a correta regulação do mercado.

Fonte: Terra

Anúncios
Tagged with:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: