Juízo Final Blog

Pedidos de auxílio-desemprego sobem e nº de beneficiados bate recorde nos EUA

Posted in Crise by Blog Juízo Final on 29/01/2009

Economy Jobless ClaimsO número de pessoas que já recebem auxílio-desemprego nos EUA bateu recorde, chegando a 4,78 milhões na semana encerrada no último dia 17. Trata-se do maior número desde 1967, quando o departamento começou a registrar os dados. O dado se refere a pessoas que recebem o benefício há pelo menos duas semanas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho.

Já o número de pedidos iniciais de aumentou em 3.000, subindo para um total de 588 mil na semana encerrada no último dia 24. Na semana imediatamente anterior foram registrados 585 mil solicitações iniciais do benefício –contra uma estimativa inicial de 589 mil. A média quadrissemanal, que atenua as volatilidades das leituras semanais, ficou em 542.500, um aumento de 24.250 sobre a média anterior de 518.250.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) pela aprovação do pacote de estímulo à economia, de US$ 819 bilhões. Obama disse que o plano “vai salvar ou criar mais de três milhões de empregos nos próximos anos”.

Em uma nota publicada após a decisão da Câmara, o presidente americano destacou alguns dos números do mercado de trabalho –2,6 milhões de empregos perdidos no ano passado, o corte de “outros 55 mil” só nesta segunda-feira, por parte de algumas grandes empresas como Caterpillar e Sprint Nextel. A taxa de desemprego do país chegou a 7,2% em dezembro, maior desde 1993.

Cortes

Algumas das principais empresas dos EUA já anunciaram mais de 125 mil cortes de postos de trabalho neste mês. Ontem, a rede de cafeterias Starbucks anunciou o fechamento de 6.700 vagas, além do fechamento de 300 lojas –além das 600 que já haviam sido anunciadas.

Na segunda-feira (26) a fabricante de máquinas para construção Caterpillar anunciou o corte de 20 mil vagas; no mesmo dia a Sprint Nextel anunciou o fechamento de 7.000 empregos. Já anunciaram cortes na casa dos milhares também a Microsoft (5.000), IBM (2.800, segundo o sindicato Alliance@IBM), Boeing (10 mil), Pfizer (2.400) e Home Depot (7.000).

Hoje o diário britânico de economia “Financial Times” informou que o grupo de mídia americano Time Warner prevê suprimir 10% de seu pessoal, cerca de 700 empregos, em sua divisão de internet AOL (America Online) devido às expectativas negativas para 2009.

Fonte: Folha Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: