Juízo Final Blog

Líderes Europeus propõem conselho econômico das Nações Unidas buscando uma nova ordem mundial

Posted in Crise, Nova Ordem Mundial by Blog Juízo Final on 31/01/2009

SWITZERLAND WORLD ECONOMIC FORUM

Angela Merkel propõe conselho econômico das Nações Unidas A chanceler alemã Angela Merkel propôs hoje em Davos, Suíça, a constituição de um conselho econômico das Nações Unidas à imagem do conselho de segurança, no quadro de uma carta sobre uma nova ordem mundial.

Os especialistas reunidos no Fórum Econômico Mundial desta cidade suíça, tradicionalmente defensores do neoliberalismo, consideram que agora é necessária a intervenção do Estado para estabilizar o sistema financeiro e as economias.

A maior parte dos líderes econômicos e políticos tem coincidido em sublinhar que apenas a intervenção estatal, especialmente nas economias avançadas, permitirá evitar o colapso do sistema financeiro e econômico e contribuirá para restaurar a confiança.

Os erros foram atribuídos a gestão de risco, de supervisão e de governo corporativo. Ao mesmo tempo advogam uma coordenação política global para se estabelecerem estímulos fiscais para que tenham efeito, segundo os especialistas. Nesse sentido, o economista chefe do Banco Mundial, Justin Yifu Lin, disse que “o estímulo fiscal não funcionará se apenas um único país o adoptar.

Devemos ter uma aproximação coordenada, implementada pelas economias industrializadas e as emergentes”. Por exemplo, o governo da chanceler alemã, Angela Merkel, aprovou na terça-feira o maior pacote de estímulo da economia desde a Segunda Guerra Mundial, no montante de 50 mil milhões de euros (65 milhões de dólares) e que criará o maior défice desde o pos-guerra.

O investidor norte-americano de origem húngara George Soros também se mostrou partidário da intervenção estatal como “medida de emergência e temporária”. Soros considera que a magnitude da crise financeira global é maior que a dos anos 1930 e que é necessário que o Estado intervenha para salvar os bancos porque o sector privado não pode fazê-lo.

Brown quer criar um sistema de supervisão financeira mundial

aleqm5gmlsahpob60uqzldfhbvcalm-bxgO primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, defendeu nesta sexta-feira, em Davos, a criação de um sistema de supervisão financeira mundial, visando a reunião do G20 sobre a crise econômica que será realizada em 2 de abril, em Londres.

“Temos um sistema financeiro internacional, mas não um de coordenação ou de supervisão mundial, apenas supervisores nacionais”, declarou Brown em coletiva conjunta com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o Fórum Econômico Mundial.

Brown também afirmou que uma das prioridades seria a criação de um sistema de alerta rápido em todos os continentes e substituir a “atual regulação harmoniosa”.

Fonte: Diário Digital

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: