Juízo Final Blog

Nova Ordem Mundial: Será a prata o novo sistema de moeda?

Posted in Crise, Nova Ordem Mundial by Blog Juízo Final on 23/02/2009

image0043Os metais preciosos representam a única moeda segura durante períodos de instabilidade nos mercados e oferecem uma solução segura como investimento.

O investimento em metais preciosos está começando a chamar à atenção. Está se tornando reconhecido como um investimento alternativo ao nível de outras categorias, ajudando na diversificação dos portfólios.

O preço das ações das empresas de mineiração do ouro e da prata, tem aumentado consecutivamente nos últimos três anos.[1]

Os principais motivos por detrás desta subida são o estimulo monetário por parte dos bancos centrais que imprimem cada vez mais dinheiro com maior velocidade, a falta de oferta, a maioria dos grandes depositos de metais estão já a ser explorados e escasseiam novas descobertas e o excesso de procura, que é superior á oferta disponivel. O preço futuro de qualquer produto, neste caso os metais preciosos é em último caso afectado por um só factor dominante – a sua procura física ou sua oferta fisica. Como ensina a teoria económica, se a procura excede a oferta os preços sobem.

Há mais de uma década que o ouro e a prata têm apresentado déficits na oferta. Estes déficits têm sido compensados pelas vendas das reservas de ouro por parte dos Bancos Centrais, que impediram uma asfixa da oferta. A grande maioria dos governos ocidentais consideraram o ouro um producto de baixa rentabilidade e têm estado a desfazer-se das suas reservas ao longo da última década. Sem esta oferta, há muito que os preços haveriam subido. Os cofres dos bancos centrais estão agora meio vazios. No caso da prata, não houve um ano nos últimos 25 anos em que a produção das minas fosse capaz de satisfazer a procura. No início da segunda GGM, só os Estados Unidos tinham uma reserva de cerca de 25 onças por homem, mulher e criança. Essas reservas de prata praticamente desapareceram hoje. A maioria das reservas de prata de fácil acesso acima do solo, foram consumidas durante os últimos 50 anos. O mercado da prata está muito dependente da oferta secundária que vem principalmente de filme ou fotografia reciclada.

As ações do ouro e da prata, alavancando os ganhos dos metais, têm proporcionado enormes retornos aos seus investidores.

Para entender melhor a alavancagem do preço dos metais sobre as acções mineiras de ouro e prata, vejamos um caso prático. Por exemplo a empresa imaginária OuroDourado produz ouro com um custo de $300, se o preço do ouro for de $330, a empresa tem um lucro de $30. Suponhamos que o preço do ouro sobe para os $380, mantendo-se o custo constante, a OuroDourado passa a ganhar $80 por onça. Ou seja um aumento do preço do ouro de aproximadamente 15%, leva a que os lucros da OuroDourado tenham um acréscimo de 166.7%.

Grandes investidores acumulam Prata

Quem se está a posicionar neste metal é um conjunto de investidores de altíssimo perfil internacional com reputações de estrelas topo, que fizeram fortunas por estarem à frente da multidão, por serem astutos e por detectarem oportunidades, apostarem forte e ganharem.

Desde há poucos anos, aproveitando os preços nominais mais baixos das duas ultimas décadas e meia, e os preços ajustados à inflação mais baixos em quase 100 anos, Warren Buffet, George Soros (e seu irmão Paul), Bill Gates, Tish e outros grandes investidores -incluindo alguns sheiks de petróleo do Médio Oriente – têm silenciosamente acumulado posições na prata ou em ações de empresas de mineiração de prata. Eles têm estado a comprar porque reconhecem a enorme subvalorização da prata e o seu potencial.

Em 1997 Warren Buffet silenciosamente acumulou o que se acreditava na altura ser um terço das reservas disponíveis de prata acima do solo, comprando 130 milhões de onças por cerca de $650 milhões. Quando as aquisições foram conhecidas publicamente em Fevereiro de 1998, o preço da prata deu um salto temporário de 25%.

Os depósitos de ouro e prata descobertos durante a última década não chegam para cobrir a substituição futura de reservas para as grandes empresas mineiras. Há muito poucos depósitos destes metais que estejam em produção, em fase de avaliação ou mesmo em exploração. Mesmo que o preço do ouro e da prata subam de uma maneira dramática, para que iniciar produção em novas minas são necessários entre 5 e 7 anos. É preciso ter em conta que as minas são muito intensivas em custos e energia. As empresas mineiras não vão reagir com rapidez a um aumento súbito do preço, nem o poderiam fazer mesmo que quisessem. Este é um factor muito positivo.

Outro aspecto importante para entender como é que a situação de défice da oferta em relação à procura se mantém há mais de uma década e o preço do ouro e da prata não dispararam, é necessário conhecer o seu outro mercado.

Para além do mercado físico destes metais há ainda outro, o mercado de futuros, que é o mercado mais liquido (como para todas as mercadorias). Pode-se entrar e sair de um contrato de futuros em segundos. Isto dá liquidez ao mercado.

O mercado de ouro e prata é controlado pelas quantidades de contratos de futuros vendidos na Bolsa de Futuros. Esta condição não poderá manter-se para sempre, porque de ano para ano a disponibilidade fisica de prata diminui. Em algum momento este facto vai ser reconhecido pelo mercado e o preço irá subir substancialmente.

Moeda da Nova Ordem Mundial: 2009 primeiros círculos da edição limitada 5000 gravadas em relevo[2]

moeda14As fontes são limitadas e o produto não pode estar disponível em todas as áreas. Assunto da fixação do preço a mudar a qualquer hora de acordo com condições do mercado de lingote de prata.

Alan Greenspan:
“Na ausência da bandeira de ouro, não há nenhuma maneira de proteger economias da confiscação com a inflação. … Este é o segredo gasto dos discursos inflamados dos statists do bem-estar de encontro ao ouro. A despesa de deficit é simplesmente um esquema para a confiscação da riqueza. O ouro está na maneira deste processo insidioso. Está como um protetor dos direitos de propriedade. Se um agarra este, um não tem nenhuma dificuldade em compreender o antagonismo dos statists para a bandeira de ouro.

moeda24James Madison:
De “registros história que os cambiadores de dinheiro usaram cada formulário do abuso, da intriga, do engano, e dos meios violentos possíveis manter seu controle sobre os governos controlando o dinheiro e sua emissão.

Abraham Lincoln:
“Eu ver em um futuro próximo uma aproximação da crise que me debilite e faça com que eu trema para a segurança de meu país; os corporaçõs enthroned, uma era da corrupção em lugares elevados seguirá, e o poder do dinheiro do país esforçar-se-á prolongar seu reino trabalhando em cima dos preconceitos dos povos, até que a riqueza esteja agregada em algumas mãos, e a república estiver destruída. Eu sinto neste momento mais ansiedade para a segurança de meu país do que nunca antes, mesmo no meio da guerra.

moeda32James Paul Warburg:
“Nós teremos o governo do mundo, mesmo se nós gostamos d. A única pergunta é se o governo do mundo estará conseguido pela conquista ou pelo consentimento.

Barry Goldwater:
“A maioria de americanos não têm nenhuma compreensão real da operação dos emprestadores de dinheiro internacionais. Os clientes do sistema de reserva federal nunca foram examinados. Opera-se fora do controle do congresso e manipula-se o crédito dos Estados Unidos.

..

moeda42G.D. McDaniel:
“Se, enquanto aparece, a experiência que estêve chamada “América está em uma extremidade… então talvez um epitáfio apropriado seria… ‘encontra-se aqui América a grande nação que pôde ter sido sem os banqueiros de Edomite que roubaram primeiramente seu dinheiro, se ter usado seu dinheiro roubado para comprar seus políticos e imprensa e última lhes ter privado de sua liberdade constitucional pelo dispositivo o mais mau contudo ter criado — O sistema bancário da reserva federal.

Louis McFadden:
“Reserve Bank federal de New York está ansioso para participar na relação estreita com o banco para estabelecimentos internacionais…. A conclusão é impossível de escapar que o estado e os departamentos da Tesouraria são dispostos associar o sistema bancário de Europa e de América, setting-upum independente financeiro do poder do mundo e acima do governo dos Estados Unidos. Os Estados Unidos sob as circunstâncias atuais serãotransformados mais do active de nações da fabricação em uma nação do consumo e de importação com um contrapeso de comércio de encontro a eles.

A Prata é melhor investimento do que o ouro

A Prata vai apresentar uma performance melhor do que o ouro nos próximos anos devido a várias razões, algumas delas são:

Déficit
O consumo industrial e procura total de Prata excede a oferta das minas, o défice é proporcionalmente superior para a Prata do que para o ouro.

Escassez
A falta física de Prata deve-se às décadas de consumo industrial. Hoje em dia há menos Prata no mundo do que ouro. Mais de 90% do ouro produzido desde há mais de 5.000 anos encontra-se ainda sobre a face da terra, a Prata foi consumida.

Necessidade para a indústria
A indústria necessita de Prata, para poder fabricar os produtos que a utilizam.

Rácio histórico
O rácio histórico é de 16 onças de Prata por 1 onça de ouro em termos de preço. Encontra-se agora nos 60 por 1, ou seja, muito baixo em termos do valor da Prata.

Posições curtas
As posições curtas no mercado de derivados em Prata são astronomicamente grandes, muito maiores do que para o ouro, dado a Prata disponivel e a oferta. Estes futuros terão eventualmente de ser fechados, o que levará a subidas do preço.

Inelasticidade da oferta
Ao contrário do ouro, poucos mineiros produzem prata como metal primário. A maioria da prata é produzida como produto paralelo na minagem do ouro, cobre, niquel e zinco.

Preço
O preço da Prata é inferior ao do ouro o que significa que há mais pessoas que podem aceder à Prata como investimento.

Referências:

[1]Bons Investimentos

[2]Nova Ordem Mundial

Anúncios

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Rosemary Bernardo said, on 21/05/2010 at 10:53

    Bom dia,

    Muito obrigada pela informação.

    Como e onde posso comprar barras/moedas de prata com segurança?

    Obrigada,

    Rosemary

    • juizofinal said, on 21/05/2010 at 17:12

      Geralmente empresas que fabricam jóias de prata, algumas vendem barras. O ouro e a prata serão as únicas coisas que terão valor com a quebra da economia, papel nenhum terá valor, mesmo um comprovante de ouro ou prata depositado em banco. O certo é que se você quiser investir em ouro ou prata, você tem comprar e guardar com você e não em banco. A prata vai ter uma valorização maior do que o ouro, mas você pode também invertisr em barras de ouro. Se você consultar na internet tem varios lugares que você pode comprar e retirar pessoalmente o que é o ideal.

  2. francisco said, on 24/03/2011 at 11:50

    e quando chegar a moeda digital e so poder-mos comprar usando um microchip na mão ou na testa? sara a marca da besta? eu creio que sim. vigiemos…que DEUS tenha misericordia de seu povo nestes dias que estão para vir.021-91487408

  3. Tiago said, on 08/02/2012 at 17:18

    Olá. De facto a prata é o investimento da década e provavelmente do século. Quem estiver interessado em comprar prata pura de investimento em moedas ou barras pode contactar-me para o e-mail somzok@gmail.com para mais informações. Cumprimentos.

  4. Carnac77 said, on 21/10/2012 at 23:07

    Desde eras remotas os metais preciosos sao a unica moeda segura. agora no fim dos tempos ,tudo volta a ser como antes. Tendo o ouro e a prata como ancoras financeiras.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: